9 de março de 2016

Circuito Rei e Rainha do Mar lança o Movimento AMO MAR

As inscrições para a primeira etapa do Rei e Rainha do Mar estão abertas no site reierainhadomar.com.br

Foi nas areias e no mar do Rio de Janeiro que o Circuito Rei e Rainha do Mar se tornou o maior festival de esportes de praia do Brasil. E com a preocupação de preservar e cuidar do seu “habitat natural”, que também é o maior atrativo turístico da Cidade Maravilhosa, o evento acaba de criar o Movimento AMO MAR, uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade socioambiental com as praias. O AMO MAR tem como porta-voz o ex-nadador Luiz Lima e propõe uma praia limpa e um mar sem lixo. A primeira ativação do movimento acontecerá no próximo dia 13 de março, quando será realizada a primeira edição de 2016 do Rei e Rainha do Mar, nas praias do Leblon e Arpoador.
O AMO MAR ganha força graças às parcerias com outros movimentos, como o Rio Eu Amo Eu Cuido, que programou algumas ações para o evento no dia 13 de março. A parceria vai distribuir bags (sacos de papel), que servirão como depósitos de lixos para os banhistas, além de portas-guimba, uma vez que a bituca de cigarro é um dos grandes vilões da areia. Já Strawplast, maior fabricante de canudos de plásticos do Brasil, também se juntou ao movimento e vai financiar catadores de microlixo durante o Rei e Rainha do Mar, nas areias do Leblon e Arpoador. Esta ação, além de inédita no evento, é também rara nas praias cariocas.

O Movimento Lixo Zero, que é parceiro da Comlurb, também se juntou ao AMO MAR e ao Rei e Rainha do Mar. Eles, que operam a Usina de Reciclagem do Caju, são a garantia de que os resíduos coletados terão um destino correto. Além das parcerias, o AMO MAR vai contar com voluntários no recolhimento do lixo nas praias. Os banhistas presentes nos eventos estão convidados a participar. Mas, o grande objetivo do Rei e Rainha do Mar é manter o AMO MAR vivo durante todo o ano, não só nas praias, mas também levando o movimento para crianças de escolas públicas e privadas, através de palestras com os biólogos marinhos do BrBio Instituto Brasileiro de Biodiversidade, que também abraçou o projeto. Desse modo, a proposta é fazer com que essa conscientização seja constante, em todos os sentidos e oportunidades.

O Circuito Rei e Rainha do Mar está completando oito anos de sucesso. Desde 2014, o evento é o único representante da América do Sul na World Open Water Swimming Series (WOWSS), série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. Em 2015 o circuito passou a fazer parte também de outra série reconhecida mundialmente: a Global Swim Series. A chancela da GSS caracteriza o Rei e Rainha do Mar como um evento seguro, divertido e competitivo para nadadores de diferentes níveis e países.
No ano de 2015, pela primeira vez em sua história, o Circuito Rei e Rainha do Mar saiu do Rio de Janeiro, desembarcando com sucesso na bela praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, e no Aterro de Iracema, em Fortaleza, Ceará. Em 2016, provas do Circuito Nacional já estão confirmadas nas cidades de São Paulo e Bahia.

As etapas do Rei e Rainha do Mar no Rio de Janeiro são apresentadas pela Light, viabilizadas por Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Piraquê, Furnas, Great Britain. Promoção JB FM. As etapas de fora, correspondentes ao Circuito Nacional, contam com patrocínio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e do Premmia, programa de fidelidade dos postos Petrobras, além do apoio das Prefeituras locais.

Por Fernando Vieri / Fotos Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário