16 de dezembro de 2014

Projeto encerra ano com grandes conquistas

A noite da última quarta-feira (10) foi especial para as famílias atendidas pelo projeto social Ondas, Surf & Cidadania. Mais de 180 pessoas compareceram no Delphin Hotel Guarujá, na praia da Enseada, para comemorar o encerramento das atividades de 2014. O fundador e presidente da ONG Jojó de Olivença apresentou, ao lado de sua esposa e equipe, os melhores momentos do ano. “Foi um ano de aprendizado, de grandes conquistas, novos círculos de voluntariado e amizades. Estamos aprendendo bastante como lidar com as questões políticas, solidariedade e cidadania”, mencionou o presidente, ex-integrante da elite do surf mundial, bicampeão brasileiro em 1988 e 92 e campeão paulista profissional em 93.
Baiano radicado em Guarujá, Jojó de Olivença iniciou o projeto social no ano de 2000, quando se desligou das competições profissionais. Ao lado do professor Denis Eleutério e do Roberto Roman, proprietário do Delphin Hotel, conseguiram reunir 20 crianças entre 8 e 12 anos. Na época, elas aprendiam a surfar nas ondas da praia da Enseada, todavia, em 2002, as aulas foram suspensas por falta de recursos financeiros. Com ajuda de novos parceiros, o trabalho retomou em 2006, e de lá pra cá, o crescimento tem sido vertiginoso. Atualmente, são atendidas 60 crianças, entre 7 e 14 anos, moradoras das comunidades Vila Baiana, Vila Júlia e adjacências. E o surf serve de instrumento educacional. “Utilizamos o esporte como ferramenta de apoio à educação. É um trabalho socioambiental, onde abordamos temas mais importantes como cultura, cidadania e meio ambiente”, disse.

Neste ano, o projeto recebeu certificações que irão ajudar ainda mais no amadurecimento da entidade. “Graças à nossa dedicação e investimento, alcançamos bons resultados. Fomos aprovados como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), conseguimos também o Certificado de Regularidade Cadastral de Entidade – CRCE. Essas conquistas nos permitem parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos, além de doações realizadas por empresas, descontadas no imposto de renda”, expôs Jojó.
Contudo, a cereja do bolo foi a contemplação na Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais da Petrobras para 2015 e 2016. “Após a terceira tentativa, fomos agraciados com a Petrobras, o que nos dá uma excelente oportunidade de crescimento. Teremos mais visibilidade, além de melhorarmos nosso atendimento qualitativo e quantitativo. A ONG vai viver um novo tempo e novas configurações”.

Com a parceria da Petrobras, o Projeto Ondas, Surf & Cidadania ampliará o tempo de permanência e a faixa etária dos alunos. “Estimamos aumentar o atendimento para 100 crianças, incluindo mais 40 adolescentes, entre 14 e 17 anos. E esta é a boa noticia. Aqueles que seriam desligados neste ano poderão permanecer por mais dois anos”, celebrou o ex-surfista profissional.

As atividades do Ondas, Surf & Cidadania retornam no dia 12 de janeiro com o Projeto Verão, seguindo até o Carnaval, com atividades esportivas e ambientais na praia da Enseada, Guarujá (SP). As empresas Overboard, Wave Giant, Prefeitura Municipal do Guarujá, Blessing Alimentos Orgânicos, Delphin Hotel, Austrália Centre, MC Group, Unaerp e Mormaii apoiam a entidade. Mais informações no email jojoprojetoondas@gmail.com ou no Facebook/projetoondas. Telefone: (13) 3371-7902.

Por Marcos André e Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário