10 de novembro de 2014

Team USA é tricampeão do Rocky Man 2014

O time comandado pela lenda dos esportes de aventura Paul Romero, o Team USA se consagrou tricampeão do Rocky Man 2014. O evento, que reuniu 19 equipes - sendo 14 brasileiras e 5 estrangeiras  - e com duração de mais de 12 horas, aconteceu no último sábado (8), em diversos locais do Rio de Janeiro como Arpoador, Ipanema, Parque Nacional da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas e Urca. A prova contou com sete modalidades, cinco realizadas individualmente, skate – inédito na competição -, surf, mountain bike, corrida de montanha e stand up paddle e duas modalidades em equipe, canoa polinésia e a corrida final.

Os campeões se esforçaram muito para conquistar essa vitória. Com Caio Vaz no surf e no stand-up, Jonathan Schawn no skate, Barry Wicks no mountain bike, Marshall Thompson na corrida de montanha masculino e Stevie Kremer na corrida de montanha feminino, eles chegaram em terceiro na última prova, a corrida de equipes, garantindo o título. A equipe Team New Zeland da capitã Nora Audrá, foi vice-campeã do evento, seguida da equipe Núcleo Aventura da também capitã, Cristina de Carvalho. “Estou muito feliz com essa conquista, é uma honra estar aqui e ainda melhor vencer. Nosso time foi com tudo, um esporte de cada vez, buscando na raça essa vitória”, comenta o capitão Paul Romero.

Após cinco baterias de surf, quatro eliminatórias de skate, um desafiador trajeto de mountain bike e corrida de montanha e uma emocionante prova de stand up paddle, que levou o público ao delírio na Arena Lagoa, as equipes tiveram que reunir suas forças para remar a canoa polinésia nas águas da Praia Vermelha, na Urca, e depois, correr até a linha de chegada, no Posto 10 da Praia de Ipanema e, assim, finalmente completar um longo dia de competições. “Estou muito feliz, já que esse ano me superei em todos os sentidos e cheguei muito bem. O Team USA é demais, pois a equipe toda está na mesma sintonia. Também Adorei que a modalidade skate tenha feito parte desta edição”, afirmou Caio Vaz, atleta profissional.
“Tivemos mais uma edição de sucesso do Rocky Man em 2014. A cada ano, superamos obstáculos, tornamos os desafios de uma competição multiesportiva de aventura incrível como esta possível, conseguimos reunir alguns dos melhores atletas do mundo e, além disso, explorar diversos cenários desta cidade maravilhosa”, comemora Caco Alzugaray, publisher da editora Rocky Mountain.

Saiba como foi a competição: A disputa começou bem cedo com o surf tomando conta de Ipanema ao Arpoador às 7 da manhã. Os atletas largavam no Posto 10 de Ipanema e correram por aproximadamente 2km até o Arpoador, onde se dividiram em cinco baterias. Caio Vaz, do Team USA, saiu com a vitória. Acontecendo pela primeira no Rocky Man, o skate estreou com uma surpresa: um dos novos nomes da geração de vertical Raul Roger, da equipe Gantuá (BA), superou grandes nomes como Sandro Dias e Lucas Xaparral e conquistou a vitória na Arena Ipanema.
Com terceiro lugar em ambos os resultados - individual de skate e no ranking geral de equipes no desafio - Sandro Dias, o “Mineirinho”, comenta sobre a nova experiência: "Foi muito bacana participar de um evento como esse. Com certeza, não tem um lugar melhor que o Rio de Janeiro para ser realizado o Rocky Man, onde temos um encontro entre esportes radicais e de aventura e ainda, em um local em que o público possa assistir. Além disso, é excelente ver essa mistura entre as tribos do esporte”.

Passando por trilhas e paisagens maravilhosas como o Parque Nacional da Tijuca e a Vista Chinesa, a prova do Mountain Bike foi acirrada e terminou com a vitória do campeão olímpico, Miguel Martinez. Compartilhando alguns pontos do percurso de MTB, a corrida de montanha corou dois bicampeões: a americana Steve Kramer e o neozelandês Daniel Jones - ambos repetindo a conquista de 2013 em 2014.
No fim da tarde, todos os competidores se encontraram na Praia Vermelha para a tradicional competição da canoa polinésia, onde o conjunto da Brasília Multiesportes fez a diferença, levando a uma bela vitória.
Para fechar a terceira edição do Rocky Man, a corrida por equipes foi conquistada pelo Team Canadá, que foi ovacionado na chegada após quase 13 horas de competição. Em seguida, o team da Nova Zelândia cruzou a linha de chegada final, seguido pelo team USA.

Por Ana Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário