12 de novembro de 2014

Subida do Cristo está na rota da 1ª edição da Gran Fondo-Itália/RJ

Superar o desafio imposto por uma subida é um dos momentos mais gratificantes do ciclismo. Se no final da ladeira o atleta ainda for recompensado com a vista do Morro do Corcovado  e do Cristo Redentor, melhor ainda. Assim será o primeiro dia de provas da Gran Fondo Itália – Rio de Janeiro. No dia 15 de novembro, cerca de 500 atletas pedalarão pela estrada das paineiras numa prova de cronoescalada, ou seja, uma subida cronometrada, com chegada no Cristo Redentor.
A largada será realizada no Mirante Dona Marta, onde a vista da Cidade Maravilhosa já dá uma prévia do cenário que os atletas terão durante toda a competição. Às 5h30 começa a concentração e às 6h30 os primeiros ciclistas serão autorizadas a largar em ondas de 12 segundos. De lá, os atletas sobem pela Estrada das Paineiras até o Cristo Redentor.  Ao todo serão 5 km de uma subida bela e desafiadora, pois a inclinação do terreno pode chegar até 27%.

“A vista do Cristo é um cartão postal do Rio de Janeiro e muitos ciclistas estrangeiros querem vir para a Gran Fondo Rio para pedalar  nesse cenário. O primeiro dia de competição é importante para trazer estes atletas e transformar a prova numa das mais conhecidas do mundo. É a primeira vez que fazemos um contra-relógio junto com a Gran Fondo. A ideia está sendo tão bem recebida que outros lugares já querem fazer o mesmo formato”, revela Andrea Cozzi, organizador da Gran Fondo Itália -  Rio de Janeiro
No domingo, dia 16 de novembro acontece a prova principal da Gran Fondo Itália – Rio de Janeiro. O trajeto, que passa por estudos para se tornar o percurso da competição de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de 2016, terá 85 km. Cerca de mil atletas largarão da orla de São Conrado e pedalarão no sentido da Zona Oeste. Os ciclistas passarão pelos bairros da Barra da Tijuca, Recreio e Guaratiba. A chegada acontece na Praça do Ó, próximo ao posto 3 da Praia da Barra da Tijuca.

Todos os participantes da Gran Fondo Itália - Rio de Janeiro poderão participar de um sorteio que distribuirá viagens e inscrições para a Gran Fondo Nápoles e  Marcialonga cycling. Além disso, a organização sorteará uma bicicleta Colnago. Todos os ciclistas que quiserem participar deverão depositar seus números de costas em uma urna ao final da prova.

A retirada dos kits acontecerá na Expo Gran Fondo, que funcionará a partir do dia 14 de novembro na Av. Infante Dom Henrique, S/N, Aterro do Flamengo, ao lado do estacionamento do restaurante Porcão Rios.  Para retirar o kit da prova é obrigatório apresentar documento de identidade ou documento com foto, junto com o comprovante de pagamento da inscrição realizada via internet. No caso de menor de idade será necessário apresentar prévia autorização do responsável legal. Inscrições: www.granfondoitalia-rio.com.br

Por Rafael Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário