7 de novembro de 2014

Conheça os melhores locais para andar de skate

Mesmo enfrentando uma série de problemas, o esporte continua forte e cresce na capital paulista

Um dos esportes que mais crescem em São Paulo, o skate passa por uma série de problemas. Os atletas sofrem com a discriminação nas ruas e com a falta de pistas de qualidade para a prática. O presidente da Federação Paulista de Skate (FPS), Roberto Herandino, afirma que investimentos em pistas de qualidade "duvidosa" são apenas desperdício de dinheiro, espaço e vai na contramão de um serviço social à população. "Infelizmente o skatista que mora na capital paulista precisa sair da cidade para andar em uma pista de qualidade", desabafa o presidente.
Foto Paulo Oliveira
Segundo a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), na cidade de São Paulo existem mais de 100 espaços destinados ao skate. As pistas estão distribuídas entre centros esportivos municipais, centros educacionais unificados (CEUs), parques e praças. No entanto, alguns skatistas alertam: quantidade não é qualidade. De acordo com o skatista, Bruno Guedes, falta a opinião dos atletas na hora de construir. "As pistas que são feitas sem acompanhamento de um profissional que tenha o conhecimento em fazer este tipo de obra. A mesma grana que a prefeitura gasta fazendo uma meia-boca, ela vai gastar fazendo uma de boa qualidade", alertou Bruno Guedes.

A situação do skate na capital deixa a desejar, mas se cada um fizer a sua parte e lutar por dias melhores, o esporte pode chegar muito longe. Pensando nisso, diversos skatistas apontaram os melhores locais para se andar de Skate:  São Paulo: Praça Roosevelt (Centro) / Blue Square (Sumaré) / Pista da Saúde (Saúde) / Vale do Anhangabaú (Centro) / Parque do Ibirapuera (Vila Mariana) / Parque Vila Lobos (Alto dos Pinheiros) / Praça da Sé (Centro) / Parque da Juventude (Carandirú) / Museu do Ipiranga (Ipiranga); ABC: Parque Ana Brandão (Vila Pires - Santo André) / Estação Jovem (Centro - São Caetano).
Foto Divulgação
E para finalizar a lista, um dos maiores skatepark da américa latina. O Parque da Juventude Città Di Marostica, está localizado na Av. Armando Ítalo Setti, 65 - Centro, em frente ao Paço Municipal de São Bernardo do Campo. Fora das rampas/ Com skate no pé há 23 anos e com uma carreira profissional de 11 anos, Thiago Garcia alerta para as dificuldades para quem deseja praticar o esporte nas ruas. "Nós que sempre filmamos e fotografamos nas ruas de São Paulo uma das maiores dificuldades é a repressão dos seguranças e às vezes até da polícia", afirmou o skatista.

Investimentos/ A SEME anunciou que em 2015 fará competições destinadas à modalidade, "No ano que vem, o skate integrará o Circuito Esportivo, voltado a crianças e adolescentes com até 16 anos, e os Jogos da Cidade, maior campeonato amador do país. A competição é direcionada aos adolescentes com mais de 16 anos e adultos", afirmou a portaria por meio de nota.

Por Guilherme Batista/Diário SP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário