12 de agosto de 2014

Projeto Bom na Escola Bom no Skate volta às atividades

Após parada por causa das férias escolares, na última quarta-feira (06) recomeçaram as aulas do “Bom na Escola Bom no Skate“, projeto social que ensina a prática segura do skate para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de quatro escolas de São Sebastião. As aulas acontecem na pista de skate da Praça Pôr-do-Sol em Boiçucanga e os alunos recebem todo equipamento necessário para a prática segura do esporte.
Este intervalo aconteceu durante o 2º curso do projeto, que será concluído ainda em agosto. No final do curso todos os alunos recebem, além do certificado de conclusão, o restante dos equipamentos usados nas aulas: skate, capacete, cotoveleiras, protetores de punhos, joelheiras e ferramenta de ajuste do skate. Assim, eles podem continuar a praticar o esporte. E é exatamente o que vem acontecendo com os alunos do 1º curso, que continuam frequentando a pista de skate. “O aproveitamento dos alunos da 1º turma foi de 100%, com frequência e atenção em todas as aulas, saindo com uma base sólida para dar continuidade à prática do esporte”, afirmou Zé Paulo, idealizador do projeto.

Os três professores que ministram as aulas são profissionais de Educação Física ligados à rede municipal de ensino e iniciantes na prática do skate. Como eles não possuíam experiência nem formação específica para o ensino da prática do skate, eles fizeram um curso de capacitação básico exclusivamente criado para os objetivos e metodologia do projeto, o qual foi ministrado pelos skatistas e professores de skate Flávio Ascânio e Eli Celso. As metas principais do curso foram ensinar a estes professores metodologias de ensino simples dos fundamentos básicos teóricos e práticos de como andar de skate de forma segura e divertida e ainda, mostrar a eles que esses conhecimentos e metodologias poderiam ser utilizados nas suas aulas de educação física nas escolas também.
Com o sucesso da metodologia das aulas e do projeto, além da aprovação dos alunos, a Secretaria de Educação (Seduc) de São Sebastião pediu para que os professores do projeto “Bom na Escola Bom no Skate” realizassem uma oficina introdutória sobre o ensino do skate para seus colegas, professores de Educação Física. No dia 11 de julho foi realizada esta oficina com 90 minutos de duração para 35 participantes, que saíram satisfeitos e enxergando possíveis conteúdos a serem aplicados em suas aulas regulares, desde que tenham o equipamento necessário e mais capacitação específica.

As aulas continuam regularmente na pista de skate de Boiçucanga localizada na Praça Pôr-do-Sol, às quartas e sextas-feiras em quatro horários diferentes: 8 às 9h30, 10 às 11h30, 14 às 15h30 e 16 às 17h30. Segundo Zé Paulo, a semente plantada aqui vai gerar bons frutos no futuro. “Nossa expectativa é continuar sendo referência no município, motivando os alunos a se aplicarem cada vez mais nos estudos para terem a oportunidade de participar do projeto, levar o material completo para dar continuidade ao esporte e tornarem-se grandes cidadãos num futuro próximo”, afirmou. As aulas sempre acontecem no contra turno-escolar do aluno.
O projeto “Bom na Escola Bom no Skate” é uma realização da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, e conta com patrocínio Guaraná Antarctica, apoio Element e Prefeitura de São Sebastião, organização Confederação Brasileira de Skate e Sumatra Marketing.

Por Laudisio Sumatra / Fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário