9 de agosto de 2014

Potiguares fazem são destaques no Red Nose Pro Junior

Os surfistas do Rio Grande do Norte aproveitaram bem a chance que tiveram com a realização do Pro Junior em Baía Formosa. Três se classificaram para as quartas de final que vão abrir o último dia da única etapa do Circuito Sul-americano Pro Junior da ASP South America no Brasil esse ano. O grande destaque mais uma vez foi Italo Ferreira, que aumentou seu próprio recorde nas direitas do Pontal. Outro surfista da cidade segue na disputa do título, Israel Junior, com o natalense Lucas Pires completando a lista dos potiguares. Os paulistas Deivid Silva e Victor Mendes, o alagoano Armando Tenório, o catarinense Alcides Lopes e o peruano Juninho Urcia, também passaram pelas duas fases disputadas no sábado em Baía Formosa.
Italo Ferreira (BF)
Italo Ferreira terá um duelo potiguar na primeira quarta de final do Red Nose Pro Junior, programada para começar às 8h, no Pontal de BF, contra o natalense de Ponta Negra, Lucas Pires. Esta bateria acabou sendo formada na virada mais espetacular do campeonato, com o alagoano Armando Tenório saindo do último para o primeiro lugar nos minutos finais da segunda bateria classificatória para as quartas de final.

Ele foi um dos poucos a arriscar o aéreo, completando um reverse perfeito que valeu nota 6,0 para ele subir do quarto para o terceiro lugar. Depois, nos últimos segundos, achou outra onda para aplicar uma série de manobras com velocidade e arrancar um 6,4 dos juízes. Com essa nota, superou os dois potiguares que estavam se classificando desde o início da bateria. O natalense Lucas Pires acabou passando em segundo, mas Madson Costa, da Praia da Pipa, foi eliminado junto com o paraibano Elivelton Santos.
Israel Junior (BF)
A disputa seguinte terminou com outra vitória de um surfista local de Baía Formosa. Israel Junior, de apenas 16 anos de idade, enfrentou três paulistas na penúltima bateria do dia e Victor Mendes liderou todo o confronto, até o potiguar conseguir a virada com uma nota 6 em sua última onda. "Eu tinha começado bem, aí caí pra segundo, mas peguei uma marolinha no final que deu pra fazer as manobras e tirar uma nota 6 que garantiu a vitória. Agora é dar o gás amanhã (domingo) para, quem sabe, fazer uma final de Baía Formosa com o Ítalo (Ferreira) que também se classificou".

A possibilidade existe, pois Italo Ferreira está na chave de cima do Red Nose Pro Junior e Israel Junior vai abrir a de baixo, disputando a terceira quarta de final com o único estrangeiro classificado para domingo. E o peruano Juninho Urcia, atual vice-campeão sul-americano Pro Junior da ASP South America, teve trabalho para conseguir a classificação sobre outro local de Baía Formosa, Jackson Medeiros, no confronto vencido por Deivid Silva.
Deivid Silva (SP)
O paulista Deivid Silva também vem fazendo grandes apresentações nas direitas do Pontal. Ele foi quem mais se aproximou dos recordes de Ítalo Ferreira, igualando os 17,50 pontos da estreia do potiguar na sexta-feira com as notas 9,0 e 8,5 das suas duas melhores ondas surfadas no último confronto do dia. Ele agora vai ter um duelo paulista na disputa pela última vaga nas semifinais do Red Nose Pro Junior no domingo, contra Victor Mendes.

No sábado também foram definidas as semifinalistas da categoria feminina nos primeiros confrontos diretos do Red Nose Pro Junior, com apenas duas pessoas no mar. As quartas de final das meninas foram bastante disputadas, todas definidas por pequenas diferenças. A brasileira Luara Thompson ganhou a primeira vaga para o domingo derrotando a argentina Josefina Ane por 9,55 a 9,35 pontos. Ela vai enfrentar na primeira semifinal a cearense Larissa Santos, que superou Marina Rezende por 11,75 a 11,25 pontos.
Larissa Santos (CE)
Nas outras baterias das quartas de final femininas, a argentina Lucia Cosoleto despachou a brasileira Rayssa Fernandes por 10,50 a 9,65 pontos. Depois, Yanca Costa ganhou o duelo verde-amarelo com Karol Ribeiro por uma larga vantagem de 13,50 a 2,45 pontos. Yanca vai disputar a última vaga na grande final do Red Nose Pro Junior com a argentina Lucia Cosoleto. A peruana Miluska Tello, que veio ao Brasil para defender a liderança do ranking, foi eliminada logo em sua estreia em Baía Formosa por Larissa Santos e outra argentina, Josefina Ane.

Por João Carvalho / Foto Fabriciano Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário