11 de agosto de 2014

Chuva é ingrediente a mais no XTerra Mangaratiba

O último sábado (9), amanheceu com chuva em Mangaratiba e os atletas chegaram à conclusão de que a quinta etapa do XTerra Brazil Tour em 2014 não seria fácil. As trilhas do litoral sul fluminense ganharam lama como ingrediente a mais e se tornaram um desafio ainda maior aos competidores de todas as modalidades: triathlon, Endurance 50k e 80k, Night Run 7km e 21km. Tradicional no XTerra, a corrida kids fechou o domingo, coroando um Dia dos Pais cheio de adrenalina.
A disputa no triathlon foi intensa e, já na natação, Felipe Moletta e Bruno Augusto da Silveira saíram da água juntos. Assim foi durante todo o percurso, tanto que os dois chegaram em primeiro, marcando o mesmo tempo: 2h25m45s. Quem completou o pódio foi Ezequiel Morales, com 2h32m47s.  "A prova foi super bacana. A parte da bike foi bastante complicada por causa da chuva, tinha muita lama, mas conseguimos superar e chegar bem", disse Moletta, que manteve a liderança do ranking da modalidade no XTerra Brazil Tour.

Entre as mulheres, melhor para Laura Mira Dias no duelo particular com Sabrina Gobbo, que vem acontecendo desde as primeiras etapas. A vencedora forçou na natação e saiu da água com boa diferença para a adversária. No final, cruzou a linha de chegada em 2h46m40s. Sabrina chegou pouco depois, marcando 2h57m03s. Clauda Scaldini foi a terceira, com 3h19m52s.
Nas provas de Endurance 50k e 80k, que além da parte física exigem bom preparo psicológico, muita superação. Na distância mais curta, destaque para o desempenho de Célio Augusto da Rosa, que fechou o percurso em 4h02m37s e, de quebra, assumiu a liderança do ranking da temporada. Adriano Chiarini chegou em segundo (4h13m58s) e Marco Farinazzo em terceiro (4h26m20s). " Ao contrário dos outros, eu prefiro correr nesse tipo de clima, a chuva é um adversário mais tranquilo do que o sol para mim. É muito bom manter essa regularidades nas etapas do XTerra, sempre estando entre os primeiros colocados. A prova foi complicada, mas me superei mais uma vez", disse Célio Augusto.

Entre as mulheres, quem se deu melhor foi Tatiana Martins. Na primeira vez que correu a distância, ela mostrou que tem futuro promissor, marcando 5h56m58s. A segunda colocada foi Elizabeth Aparecida, com 6h05m05s.
Na corrida mais longa, de 80k, vitória de um velho conhecido. Iazaldir Feitoza, que já tinha feito bonito na primeira etapa do circuito, em Ilhabela, confirmou o favoritismo e ficou em primeiro, com o tempo de 7h04m02s. Outro atleta conhecido no percurso, Carlos Magno, chegou em segundo (8h06m40s), seguido por José Raimundo Barbosa (8h25m30s). "Já corro aqui em Mangaratiba há muito tempo, mas é a primeira vez dessa prova de 80k do XTerra aqui. A chuva foi um ingrediente a mais e dificultou as coisas, o chão estava muito escorregadio. Mas correu tudo bem, o percurso é muito bonito e consegui mais uma vitória", comemorou Iazaldir.

Já famosas no XTerra, as corridas noturnas de 7km e 21km (Night Run), contaram com mais de dois mil participantes. Entre os homens, na distância mais curta, vitória de Auderi Moreira Duarte (23m57s). No feminino, melhor para Luzia Mesquita (30m29s). a meia maratona cross country, quem venceu entre os homens foi Ramiro Nogueira Filho, com 1h16m24s. Entre as mulheres, destaque para Maria Lúcia da Silva, com 1h36m40s.
Tradicional no XTerra, a kids mini corrida fechou o evento no domingo e promoveu uma bela integração no Dia dos Pais. A próxima etapa do XTerra Brazil Tour será em Tiradentes, nos dias 27 e 28 de setembro.

Por Luiz Freitas / Fotos divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário