4 de setembro de 2013

2ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2013

Domingão de muito sol e praia lotada de gente bonita. Esse foi o pano de fundo da 2ª Etapa do circuito cearense de surf 2013, que rolou no último fim de semana na paradisíaca Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante. Durante os três dias da competição 209 atletas se enfrentaram para definir os nomes dos grandes campeões da etapa e os líderes do circuito após duas etapas. O grande campeão da Profissional foi o cearense voador Itim Silva, que não economizou no arsenal de manobras chegando a cravar um 9.0 na última e mais importante bateria do evento levando a torcida a loucura. Com o resultado Itim pula para a terceira colocação do ranking enquanto o tetracampeão estadual Edvan Silva, é o novo líder do circuito após duas etapas.
Pódio Open Feminino
Os melhores surfistas em atuação no estado protagonizaram grandes duelos garantindo o espetáculo para as centenas de espectadores que lotaram a praia. Nomes como Pablo Paulino, Bicampeão Mundial Pro Junior, Michel Roque, Dunga Neto, José Milton, Betinho Rosa, Adilton Mariano, Diego Mendes etc. transformaram as ondas da Taibinha em uma verdadeira pista de decolagens e pousos arrancando gritos e aplausos do público presente.

Mas, o show não ficou por conta apenas dos profissionais. Os amadores fizeram jus à categoria e com muito talento, mostraram que realmente surfam por amor. A mais importante de todas as categorias em disputa foi a Open, vencida nos últimos segundos pelo local da Praia da Leste-Oeste, Thomas Demétrio, que conseguiu uma virada espetacular na sua última onda para faturar mais um título para sua coleção.
Pódio Open
E apesar do grande número de categorias amadoras, 13 ao todo, algumas delas merecem destaque. Começando pela Mirim que levantou a torcida com a atuação irretocável do talento local Rafael Tigrão que mostrou estar atualizado com as manobras mais modernas do surf contemporâneo protagonizando um show à parte. Foi dele a maior nota do evento, um 9,25. Na Longboard a disputa foi marcada pelo duelo entre Geraldo Lemos e Marcelo Bibita. Melhor para Geraldinho, que virou na regressiva em cima de Bibita, virtual campeão até os segundos finais da bateria, mas que acabou tendo de se contentar com a segunda colocação.

Outra grande disputa ficou por conta dos Masters, também com direito a virada nos segundos finais. Dessa vez o duelo foi entre Sérgio Ricardo e Rogério Dantas, que encontrou a onda salvadora na sua última chance e não desperdiçou, arrancando das mãos de Ricardo o título da etapa. O destaque foi o desabafo de Yanca dos Santos, vice-campeão da categoria Open Feminino, a mais importante entre as meninas. Visivelmente emocionada, logo depois da confirmação do resultado, a atleta agradeceu à Deus pela vitória de sua irmã e a seus pais por insistirem e nunca desistirem do seu sonho de ser surfista profissional, mesmo ela estando há cinco anos sem patrocínio. Todos os presentes se emocionaram e aplaudiram calorosamente ao término de suas palavras. Destaque também para o representante da novíssima geração, Kauã Lima, que venceu duas categorias, Infantil e Iniciante, para o potiguar Deyvisson Santos, que faturou a Júnior e para Yanca Costa, que levou a Feminino Iniciante.
Pódio Master
Já entre os veteranos, os destaques ficaram por conta de Cardoso Júnior, vencedor da Kahuna e Juvemar Silva, campeão da Sênior. Durante três dias a Praia da Taíba viveu o sonho do surf em um campeonato que irá ficar na memória dos amantes do surf por muito tempo. Se na praia o campeonato de surf agitava todos que procuravam sol e calor, nas praças e ruas o clima era de carnaval fora de época, com o agito das atrações culturais do XIV Festival do Escargot e Frutos do Mar. O ponto alto do festival foi a apresentação do artista maranhense Zeca Baleiro, que levou milhares de pessoas para a praça gastronômica, montada no Centro da cidade e congestionou as ruas da pequena vila de pescadores na noite do sábado.

Por George Noronha

Nenhum comentário:

Postar um comentário