20 de agosto de 2013

Voo Livre no Planalto Central

No último domingo, 18 de agosto, mais de oitenta pilotos de asa delta, de diferentes estados brasileiros, coloriram os céus do Vale do Paranapuã, município de Formosa (GO), que fica a cerca de 130 km de Brasilia, onde está sendo disputada a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Asa Delta - 2013.
Considerado pelos pilotos como uma espécie de prova de fogo, devido ao alto nível técnico necessário para voar nas difíceis condições oferecidas pelo vale, a prova tem um sabor especial para os voadores. A decolagem já é adrenalizante, com as asas ganhando altitude em poucos segundos, e rasgando a borda do planalto, como é conhecido o vale, impressionando quem assiste. Para os pilotos é um deleite enfrentar o que alguns, fazendo alusão às ondas, consideram o Waymea ( praia haviana onde as ondas são gigantescas) do Voo.

E as condições de domingo, ventos com cerca de 12km/h, e boas térmicas, estavam clássicas, segundo a avaliação de vários pilotos.Para Chico Santos, presidente da Associação Brasileira de Voo Livre, a missão foi cumprida. “Estamos muito satisfeitos com as condições. Temos um esquema diferente para a categoria de acesso, pois a prova exige muita técnica e os pilotos mais experientes levam vantagem”, diz ele sobre o percurso: cento e três quilômetro para os mais experientes e noventa para a categoria de acesso.
No domingo (18) a organização decidiu passar o local de aterrissagem, antes previsto para a Explanada dos Ministérios, para as imediações da Lagoa da Embrapa. Para que a quilometragem do percursso se mantivesse o traçado dos “turn points” marcações de GPS foram ajustados. Entre as atrações do voo está a Cachoeira do Tiquira, principal ponto turístico da região. Mas para os voadores é o lugar a ser evitado, devido à dificuldade de resgate, fato que fora amenizado com uma viatura da organização de prontidão no local.

O show dos voadores segue até o próximo sábado 24 de agosto com diferentes rotas. Os locais de aterrissagem e trajetos serão decididos de acordo com as condições.

Por Gerson Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário