14 de agosto de 2013

Valadão e Kirtys vencem em Ipanema

O baiano Uri Valadão e a pernambucana Kirtys Montenegro foram os grandes campeões da primeira etapa do Circuito Carioca de Bodyboarding, encerrado no último domingo, 11, na Praia de Ipanema. Com ondas de até um metro e boa formação a dupla reinou nas ondas cariocas e abriu o ano com 1000 pontos e a ponta do ranking. Muito focado na etapa, o baiano Uri Valadão chegou a Ipanema como um dos favoritos ao título e não decepcionou. O campeão mundial de 2008 precisou passar três baterias até chegar a grande decisão. Em uma final muito disputada e de alto nível, Uri venceu o carioca Francirley Ferreira (2º), o capixaba Hellinton Loureiro (3º) e Dionatan Barroso (4º). “Sou baiano, mas um pouco carioca, já que sou apaixonado por esse lugar. Ganhar já é muito bom e sendo aqui é ainda mais incrível. Essa vitória me deu ainda mais motivação para o restante da temporada. A competição foi muito forte com atletas de todo país. Não foi fácil vencer. Peguei ondas boas e foi mais um desafio realizado. Estou feliz demais”, comemorou o baiano Uri Valadão após sair d´água.
Já na decisão da categoria Profissional Feminino, a jovem Kirtys Montenegro, uma das expoentes da nova geração do esporte no país, assumiu a ponta desde o início da bateria final e não deu chances as adversárias. Com boa escolha de ondas, a pernambucana liderou do começo ao fim para levantar a taça. A segunda posição ficou com a carioca Rafaela Alves. Rafaela faz parte do projeto social de bodyboard da Rocinha, coordenado pelo Tio Ley, e conseguiu seu primeiro resultado de expressão como profissional, mostrando os frutos do trabalho. Maira Viana foi terceira e Gabriela Gouveia terminou em quarto. “Estou muito feliz por ter vencido em uma cidade tão linda como o Rio, ainda mais no meu primeiro ano de profissional. Não achei que pudesse ser tão rápido, mas isso é fruto de muito trabalho. O mar estava muito grande e consegui achar duas boas ondas e isso me ajudou na estratégia que eu tinha traçado, que era encontrar as melhores. Foi uma honra competir com atletas desse nível e agora é comemorar”, disse Kirtys Montenegro.

Além das categorias profissionais, os amadores também entrarão em ação neste último dia de disputas em Ipanema. Pela categoria Open Feminino quem levantou a taça de campeã foi a catarinense Aline Ribeiro. Diante de três atletas do Rio de Janeiro, a atleta do Sul achou as melhores ondas na final, assumindo a ponta do ranking carioca. Na categoria Sub-16, quem festejou foi o atleta Breno Pessanha. O competidor teve uma batalha complicada com Matheus Bastos (vice), Socrates Santana (terceiro) e Gabriel Vinicius (quarto). Fechando a competição, Lucio Santana, do Rio de Janeiro, foi o grande campeão da categoria Open Masculino, deixando para trás Adejaldo Silva (2º), Ariel Santana (3º) e Lucas Franco (4º).

A próxima etapa do Circuito Carioca de Bodyboarding acontece nos dias 19 e 20 de outubro, em Copacabana.

Resultados:
Profissional Masculino
1º Uri Valadão (Bahia)
2º Francirley Ferreira (Rio de Janeiro)
3º Hellinton Loureiro (Espírito Santo)
4º Dionatan Barroso (Rio de Janeiro)
Profissional Feminino:
1º Kirtys Montenegro (Pernambuco)
2º Rafaela Alves (Rio de Janeiro)
3º Maira Viana (Espírito Santo)
4º Gabriela Gouveia (Rio de Janeiro)
Sub-16:
1º Breno Pessanha (Rio de Janeiro)
2º Matheus Bastos (Rio de Janeiro)
3º Socrates Santana (Rio de Janeiro)
4º Gabriel Vinicius (Rio de Janeiro)
Open Feminino:
1º Aline Ribeiro (Santa Catarina)
2º Yumi Vasnconcellos (Rio de Janeiro)
3º Fernanda Basile (Rio de Janeiro)
4º Vitoria Caroline (Rio de Janeiro)
Open Masculino:
1º Lucio Santana (Rio de Janeiro)
2º Adejaldo Silva (Rio de Janeiro)
3º Ariel Santana (Espírito Santo)
4º Lucas Franco (Rio de Janeiro)

Por Danilo Caboclo / Fotos Henrique Pinguim

Nenhum comentário:

Postar um comentário