30 de agosto de 2013

Danilo de Souza vence duas categorias em Itacoatiara

Surfistas de até 16 anos tiveram mais um duelo no dia 24 de agosto em Itacoatiara, Niterói. As previsões se confirmaram e a Segunda Etapa do Circuito ASN Cyclone / Todaro Nova Geração de Surf 2013 aconteceu em boas condições no canto direito da praia, próximo a pedra do Pampo. O mar amanheceu bem pequeno com céu nublado. Em uma decisão acertada da comissão técnica, as categorias mais novas foram as primeiras a entrar na água. Ao longo do dia as nuvens se dissiparam e o sol brilhou forte. O mar foi ganhando força e a competição foi concluída entrando algumas séries de um metro e meio.
Danilo de Souza
A cada ano essa geração do estado demonstra uma grande evolução, e disputas muito equilibradas foram travadas em todas as categorias. Um dos destaques do evento foi niteroiense Danilo de Souza. Escolheu as ondas da série, manobrou com força e venceu a sub-12 e a sub-14. Com apenas 11 anos, Daniel Templar de Saquarema competiu em três categorias e avançou todas as baterias que disputou. Mesmo sem faturar um título na etapa, levou para casa muitas sacolas recheadas de premiação.

O evento contou com uma tenda do Projeto Tartarugas Marinhas do Rio, que promoveu coleta de lixo e conscientização ecológica para preservarmos e não sujarmos nossas praias e mares. Saulo de Barros, coordenador de marketing da Globalbev, desta vez garantiu gratuitamente para todos na praia um produto diferenciado, a bebida Marley’s Mellow Mood, o primeiro relax drink do mercado.
A primeira bateria do dia foi a final da Pré-Petit. Diego Templar venceu mais uma, e está invicto neste ano com 2000 pontos. O niteroiense Kyle Azeredo ficou em segundo na etapa e mantém a mesma posição no ranking com 1800. Completaram o pódio Fernando Ventura e Zeca Bonelli, em terceiro e quarto, respectivamente.

A Petit foi uma batalha entre quatro cidades do estado. Melhor para a capital, representada pelo surfista local do Arpoador, Raphael Castro. Kauai Pinheiro de Arraial do Cabo foi o segundo. Com a vitória na primeira etapa, ele disparou na liderança do ranking com 1900 pontos. Diego Templar de Saquarema participou da segunda final, e desta vez foi o terceiro. Marcos Vinicius representou Niterói e terminou em quarto.
Danilo de Souza garantiu sua primeira vitória do dia na Infantil. Como também venceu a primeira etapa, está com 100% de aproveitamento. Bernardo Ribeiro de Arraial do Cabo fez boas apresentações durante o campeonato e terminou em segundo. Com 1710 ainda está na briga pelo título do ano. Daniel Templar foi e o terceiro, e uma das promessas do surf niteroiense, Valentino Belga foi o quarto.

Na Iniciante, Danilinho usou a mesma tática. Se deslocou um pouco mais para o meio, escolheu as ondas da série, aplicou fortes rasgadas e garantiu mais um título. Ele também lidera o circuito entre surfistas de até 14 anos com 1810 pontos. Vitor Ferreira do Recreio dos Bandeirantes partiu sua prancha ao meio tentando um drop arriscado, e ficou em segundo. Daniel Templar e Valentino Belga repetiram as colocações da categoria anterior. Na corrida pelo título do ano Valentino soma 1729 e Daniel 1710.
Diego Templar
A Mirim, principal categoria do Circuito ASN Nova Geração, foi muito acirrada desde a primeira rodada. O carioca Yuri Fernandes surfou a melhor onda do evento na decisão. Dois juízes deram 10 e um deu 9,5, com isso a média da onda foi 9,83. Também fez o maior somatório do dia, 16,90. A vitória fez ele subir para segundo no ranking com 1656 pontos. Luca Nolasco cresce a cada etapa junto com a força do seu surf. Ficou em segundo na etapa e em terceiro no ranking com 1431. Matheus Rodrigues escolheu as maiores, mas precisou de uma segunda boa nota e terminou em terceiro. Daniel Templar demonstrou cansaço depois de tantas baterias em um mar forte. Com o quarto na etapa manteve a liderança no ranking com 1729.

Depois das boas batalhas no Pampo em Itacoatiara, a expectativa é grande para terceira e última etapa que está agendada para o dia 16 ou 17 de novembro.

Por João José Macedo / Fotos Beg Rosemberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário