28 de agosto de 2013

Ciclismo: um tour pela cidade maravilhosa!

Que o Tour do Rio recebe ciclistas de alto nível do Brasil e do mundo e se coloca como a principal competição da modalidade estrada no país ninguém pode negar. No entanto, há muito mais a se falar do que apenas a briga acirrada pelo posto de campeão. Nesta edição de 2013, que ocorre entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, o evento conta com atletas e histórias pra lá de inspiradores.
 De fora do país, os Estados Unidos nos brindam com uma equipe inteira que é sinônimo dos benefícios que o esporte traz para a saúde: a Team Novo Nordisk, composta integralmente por ciclistas diabéticos. Já o continente africano será representado pela World Cycling Centre África. Criado em 2005 pela UCI (Union Cycliste Internationale) e pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), o WCCA tem como principais missões identificar e desenvolver ciclistas na África e “educar” o Continente no ciclismo. Hoje, mais de 200 atletas já passarão pelo centro, alguns se encontram em fortes equipes européias e até já participaram dos Jogos Olímpicos.

Dentre os ciclistas brasileiros uma história salta aos olhos: a do carioca Izael Nunes, atual atleta da equipe Suzano Automotive DSW. Natural de São Francisco, interior do Rio de Janeiro, Izael começou a pedalar aos 12 anos e durante um bom tempo a bicicleta dividiu espaço com outras atividades. “Até os 18 anos eu estudava na parte da manhã, trabalhava com meu pai na lavoura pela tarde e, à noite, saia para treinar”.
 E foi neste período que o ciclista precisou superar as maiores pedras que a vida colocaria em seu caminho. Primeiro foi atropelado por um carro enquanto pedalava e não só ficou seis meses longe dos treinos como necessitou realizar cirurgias de reparo na face. Logo depois veio o baque maior: o falecimento do irmão. “Meus pais sempre me apoiaram no sonho de ser ciclista, mas foi meu irmão que mais me incentivou. Foi ele quem, por exemplo, me deu a primeira bicicleta. Depois de seu falecimento fiquei sozinho na caminhada”.

Hoje, aos 24 anos, Izael possui resultados importantes no cenário nacional e considera que já possui parte de seu sonho realizado. “Fazer parte das principais competições de ciclismo do país parecia um sonho distante, mas aqui estou. Almejo mais na minha carreira, mas posso dizer que boa parte de meu sonho já se realizou”.
O maior evento de ciclismo da América Latina contará com atletas de 10 países, O Tour do Rio é composto por cinco etapas com paradas nas cidades de Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Rio das Ostras, passando por mais de 20 municípios do Rio de Janeiro entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

Por Diano Massarani

Nenhum comentário:

Postar um comentário