12 de julho de 2013

School For Hope amplia suas ações na EBS Titanzinho

No último domingo (07/07), a comunidade do Titanzinho, localizada na praia de mesmo nome, no Bairro Serviluz, recebeu uma ilustre visita. Tratou-se de Marie Jose Lallart, funcionária aposentada da Unesco e que atualmente é responsável pelas Escolas L’Espoir e School for Hope, entidade fundada pelo jogador da Seleção Francesa Michael Silvestre e que apoia projetos em diversos países voltados para a educação de crianças em situação de risco.
Madame Lallart e Mary Jane / Foto George Noronha
Madame LALLART é uma simpática benfeitora que enxergou na EBS Titanzinho a verdadeira essência do esporte (no caso o surf) como vetor de transformação social e educacional. Apesar da School for Hope já representar a algum tempo a principal fonte de custeio para os projetos da EBS Titanzinho, apenas agora ela pôde conhecer de perto e se encantar com o projeto capitaneado por João Carlos Sobrinho, o Fera.

Segundo ela, sua missão aqui em Fortaleza tem como objetivo fazer uma observação participante para que a Instituição representada por ela possa atuar de forma mais objetiva fomentando o desenvolvimento e crescimento das crianças assistidas pela EBST, atuando na orientação organizacional da entidade e na capacitação de seus líderes e voluntários. “Estamos aqui não somente para ver e conhecer o projeto. Viemos para contribuir no tocante a estruturação e também para trazer um pouco da experiência que acumulamos em anos de trabalho social a frente de vários projetos da UNESCO. A história de luta do Fera é linda e para nós é uma grande satisfação eleger a Escola Beneficente do Titanzinho para ser o projeto apoiado pela School for Hope no Brasil”, declarou Madame LALLART.

As atividades no domingo tiveram apresentações de Skate Street e Vertical e música com muito RAP e batucada ao vivio com o Grupo Quebra Molas, que ficará responsável pelas atividades musicais e de confecção de instrumentos com materiais recicláveis, o mais novo projeto da EBST. No final, Madame LALLART fez um breve discurso falando a todos da comunidade do Serviluz que estiveram presentes às apresentações, que era um grande prazer estar sendo tão bem recebida no seio daquela comunidade e que irá se empenhar para dar uma contribuição significativa no tocante ao desenvolvimento educacional e consequentemente, social ao Bairro do Serviluz.

Para encerrar João Carlos Sobrinho, o Fera, fez um discurso agradecendo o importante apoio da School for Hope, nas pessoas de Madame LALLART, Mary Jane e Cabanes reafirmando em público seu compromisso de sempre dar o melhor de si para a mudança da realidade do lugar que ele batizou como Esquina de Fortaleza.

EBS Titanzinho - Escola Beneficente de Surf Titanzinho. Entidade fundada pelo surfista e morador do Serviluz João Carlos Sobrinho em meados da década de 1980. Segundo seu fundador, o desejo de criar essa escola surgiu no dia em que ele viu crianças se amontoando para ver o corpo de uma pessoa assassinada na beira da praia. Daquele dia em diante ele decidiu que iria fazer alguma coisa para mudar aquela triste realidade. Assim surgiu a EBS Titanzinho. Kata do Surf: técnica mundialmente conhecida criada pelo próprio João Carlos e que hoje é reconhecida e utilizada no programa de formação de instrutores de surf da ISA-International Surf Assotiation;

Por George Noronha

Nenhum comentário:

Postar um comentário