14 de julho de 2013

Primeira equipe de Cutwomen do mundo estreia no MMA

A primeira equipe de Cutwomen do mundo fará sua estreia no próximo sábado (13) no MMA Super Heroes, evento nacional que reunirá grandes lutadores na cidade de Louveira, interior de São Paulo. Formada por três cirurgiãs dentistas, a equipe Cutwomen Knockdown® se destaca por ser a primeira do Brasil formada apenas por mulheres e todas elas, especialistas em Odontologia Esportiva. A Cutwoman ou o Cutman, é o profissional responsável pela prevenção e tratamento de danos físicos nos lutadores antes do combate, durante os intervalos e após a luta. No Brasil, havia apenas equipes formadas por homens e agora a feminina  equipe Cutwomen Knockdown® surge como uma inovação.
Liderada pela doutora Renata Takatu, a equipe composta pelas dras. Silvia Oki e Mackenna Campos realizou uma formação especial para essa função de Cutwomen. Elas receberam informações e fizeram um treinamento sob supervisão do renomado Cutman Dr. Felipe Schönrock (primeiro cirurgião dentista com a função de Cutman, associado e representante brasileiro da ICA – International Cutman Association e fundador da Associação Brasileira de Cutman).

“90% dos golpes nos atletas são em região de cabeça e pescoço. O Cirurgião Dentista é, sem dúvida, o profissional que mais estudou estas regiões. Conhecer anatomia e saber identificar um trauma faz toda diferença entre parar e continuar a luta. Também sabemos das dificuldades e dedicação dos atletas no preparo, não queremos que a lute pare, a menos que exista real necessidade. Para isto estaremos ali”, afirma a doutora Renata Takatu.

A equipe Knockdown® Cutwomen é a única com dentistas brasileiras certificadas e inscritas na ICA (International Cutman Association), na Associação Brasileira de Cutman e na Federação Paranaense de Lutas, comandada por Schönrock.

Por Michele Barcena

Nenhum comentário:

Postar um comentário