24 de julho de 2013

Marca australiana lança roupa anti-tubarão

Algumas das melhores ondas do mundo quebram em lugares com as mais altas incidências de ataques de tubarões, como os litorais da Austrália e da África do Sul. Pois a empresa australiana Radiator afirma ser a primeira a colocar no mercado roupas de borracha capazes de manter os temidos animais afastados dos surfistas.
A marca licenciou dois diferentes modelos desenvolvidos pela Shark Attack Mitigation Systems (SAMS) em parceria com o Oceans Institute at the University of Western Australia – ambos dificultando a visualização do surfista que os veste pelos tubarões. Enquanto um deles, batizado de Elide, cria um efeito camuflado que o torna praticamente invisível para os tubarões (que só conseguem enxergar em preto e branco), outro, chamado de Diverter, faz com que os surfistas aparentem ser, digamos, “intragáveis”.

“Ainda que tubarões usem diferentes sentidos para localizar uma presa, é sabido que a visão comanda o ataque em seu estágio final. Ao interferir nessa percepção visual, um ataque pode ser evitado ou ao menos postergado, dando tempo para que a potencial vítima saia da água”, informa o website da Shark Attack Mitigation Systems.
Patenteada, a tecnologia pode ser aplicada em adesivos para serem colados em pranchas de surfe, cápsulas para mergulhadores e outros produtos para esportes aquáticos. Os preços das roupas anti-tubarão da Radiator começam em R$ 900.

Fonte Blog Criativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário