13 de julho de 2013

Elite do ciclismo em Itaipava

Após passar pelas belas paisagens de Angra dos Reis, Três Rios, Volta Redonda e Rio das Ostras, a Copa Rio de Ciclismo chega a Itaipava. O evento, o último dos cinco que compõem o Circuito Copa Rio, será realizado no dia 14 de julho e valerá pontos para os rankings estadual e nacional – os 10 primeiros colocados do ranking nacional garantem vaga no Tour do Rio, principal competição do ciclismo brasileiro. A equipe FW Engenharia / Amazonas Bike / Aços Mil, atual líder do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo, já confirmou sua participação.
Foto Patrícia Santos
"É muito bom para o Rio contarmos com provas da importância da Copa Rio de Ciclismo e do Tour do Rio. Incentivar o esporte é um dever e uma obrigação de todos. Nós, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, apostamos no desenvolvimento das mais diversas modalidades, e o ciclismo não poderia ficar de fora. Ainda mais que a competição irá ocorrer em um dos mais belos cartões postais estaduais, caso do distrito de Itaipava”, disse André Lazaroni, Secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro.

A competição, com um percurso total de 26 km, terá largada no Parque Municipal de Petrópolis, no distrito de Itaipava, e chegada no Km 11 da Rodovia BR 495, que liga as cidades de Petrópolis e Teresópolis. Serão distribuídos troféus personalizados para os cinco primeiros de cada categoria, além de medalhas de participação para os 200 primeiros que cruzarem a linha de chegada. “A Copa Rio de Ciclismo vem aumentando ano após ano o número de participantes, desde a elite nacional, a atletas amadores, paradesportivos e veteranos, principalmente por oferecer percursos desafiadores e com um belíssimo visual, como o da serra de Itaipava”, afirmou Rita Almeida, diretora técnica da prova, que completou: “O percurso de Itaipava não exige um nível técnico elevado, mas sim um bom condicionamento físico.”

A etapa da Copa Rio de Itaipava contará com 13 categorias diferentes: Elite Masculino (sem limite de idade), Elite Feminino (sem limite de idade), Júnior (15 até 18 anos – são isentos de taxa de inscrição), Sub-30 (19 até 29 anos), Master A (30 até 39 anos), Master B (40 até 49 anos), Master C (50 anos em diante), Mountain Bike (sem limite de idade), Paradesportivo (sem limite de idade – são isentos de taxa de inscrição), Open Masculino (sem limite de idade), Juvenil (até 16 anos – são isentos de taxa de inscrição), Open Feminino (sem limite de idade) e Veterano (a partir dos 60 anos – isento de taxa de inscrição). “A Copa Rio contempla desde os jovens, que serão os futuros competidores de elite, até os veteranos, sem deixar de passar pela categoria paradesportiva. É muito importante ser o mais abrangente possível, e a Copa Rio é mesmo um evento sem nenhum tipo de segregação”, comentou Cláudio da Silva Santos, Presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ).

As inscrições para a Copa Rio de Ciclismo – Itaipava estão abertas e podem ser realizadas até o dia 11 de julho pelos sites www.bikebros.com.br e www.fecierj.org.br. O valor é de R$ 40,00 e o pagamento deverá ser feito apenas por depósito bancário e identificado. Outras informações: www.tourdorio.com.br

Por Fernanda Villas

Nenhum comentário:

Postar um comentário