17 de julho de 2013

Brasileiro de surf agita a Praia do Pecado

A Praia do Pecado será o palco principal do surf nacional com as disputas do Macaé Ecosurf 2013, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho. O evento faz parte da programação oficial de comemorações dos 200 anos da cidade, e vale pela segunda etapa do Circuito Brasileiro de surf, Abrasp Pro Tour 2013. São 96 vagas, e o campeão da etapa recebe um cheque do Banco Itaú de 15.000,00 reais e mais 3.000 pontos no ranking nacional. Nesta segunda-feira foram abertas as inscrições para os atletas amadores - cerca de 20 vagas.
Franklin Serpa / Foto Pedro Monteiro
O Macaé Ecosurf 2013 também é válido pelo Estadual de Surf do Rio de Janeiro e quem subir no lugar mais alto do pódio pode somar mais 1.500 pontos no ranking profissional da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro). Estão confirmados no evento, o atual campeão nordestino Harley Batista, de Pernambuco, o defensor do título, o capixaba Krystian Kymerson, e o atual bicampeão carioca Gustavo Fernandes, que também foi duas vezes finalista em Macaé.

Atletas consagrados, como Vitor Ribas, Renato Galvão e o bicampeão brasileiro Léo Neves, também estão confirmados. O líder do ranking nacional, o baiano Franklin Serpa, também desembarca nas ondas da praia do Pecado e não quer pensar muito no título ainda. “Sou o líder, por enquanto, só que tem mais etapas. Nunca estive na liderança, prefiro não pensar nisso para na ter muita pressão” disse Franklin. A previsão de ondas para o fim de semana é boa, e Franklin Serpa, que competiu em 2012, já aprovou a Praia do Pecado. “Eu competi aqui no ano passado, gostei da onda. Tinha a onda na laje do Pecado e vinha perfeita”, revelou o Baiano Franklin, que é especialista em fundo de Pedra.

Além do cronograma esportivo, a organização do evento preparou uma série de ações que estarão acontecendo paralelamente ao evento e abertas ao público. Entre elas, ações sócio-ambientais, como atividades de biodiversidade, coleta de lixo e replantio de mudas. Outra grande atração será a bateria especial de surf adaptado para deficientes, marcada para o sábado, dia 20. O Adapt Surf é uma ONG fundada em 2007, por Henrique Saraiva, que tem como missão promover a integração social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Macaé é uma das cidades do Rio que tem projetos de mobilidade, como a rampa da praia.

Macaense de Surf – Continuando as disputas do Macaé Ecosurf 2013 a Associação de Surf de Macaé (ASM) realiza na semana seguinte, nos dias 26 e 27 de julho, as disputas das categorias Master, Open, Mirim, Junior e Iniciante, essa será a abertura do circuito local.

Por Roberta Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário