19 de abril de 2013

Rei de Búzios 2013

No último sábado, 13 de abril, os melhores remadores se encontraram mais uma vez em Búzios para disputar a mais tradicional e desafiadora prova de Stand Up race do Brasil, o Rei de Búzios 2013. Esse ano foram mais de 110 inscritos em 6 categorias diferentes. Estava em jogo além do prestígio, uma passagem aérea para a California para representar o Brasil no Battle of the Paddle 2013. A prova que estava marcada para domingo, foi antecipada para sábado, pela organização devida a previsão do tempo. A decisão se mostrou acertada. No sábado, o dia amanheceu com sol e vento nordeste forte. Ao longo do dia o vento foi diminuindo e na hora da largada, ja estava bem mais brando. Para alívio dos remadores. À 14h10, foi dada largada na praia da Ferradura. Dentro da baía da Ferradura, o mar estava calmo eúdava a sensação que a prova seria relativamente tranquila. As primeiras colocações começaram a ser definidas. O paulista Mario Cavaco pulou na frente seguido do local de Búzios Vinnicius Martins.
Antônio Carlos Bonfá
Ao saírem da baía da Ferradura, a condição mudou completamente. Apesar do vento fraco, o mar estava muito mexido, com a ondulação de leste batendo no costão e dificultando muito a remada. Os remadores que escolheram pranchas mais estreitas, tinham muita dificuldade de se manterem em pé e perderam posições importantes. Como foi o caso do campeão do ano passado, Luiz Guida “Animal”, que não conseguiu se manter no pelotão da frente, por estar com uma prancha estreita demais. Aos poucos os 3 primeiros da 12’6 open começaram a se distanciar. Mario Cavaco remando num ritmo muito forte, liderando a prova, com Vinnicius e Paulo dos Reis logo atrás. Na categoria 14 pés, Rafael Leão, vinha liderando com o baiano Gustavo Kombi na sua cola. Entre as mulheres, Lena Guimarães, mostrava muita técnica e força nas difíceis condições e liderava com folga, seguida por Karol Knopf. Entre os masters,  Americo Pinheiro largou na frente.

No segundo pelotão, o campeão da edição 2011, Alessandro Matero e o campeão de 2012, Animal, travavam um duelo particular pela 4a colocação. Matero optou por um trajeto mais próximo do costão e parecia levar um pouco de vantagem. Porém, Animal, aos poucos ia se adaptando as condições e começava a se recuperar. Depois de 6 km de ondulação lateral, os primeiros colocados contornaram a laje da Azeda e viraram para o downwind. O líder Mario Cavaco ainda mantinha uma boa distancia para o segundo colocado, Vinnicius. Paulo dos Reis estava mais atrás. O ritmo dos primeiros colocados era muito forte.
Campeão Vinnicius Martins
Foi nesse momento que o conhecimento local de Vinnicius Martins começou a fazer a diferença. Ele passou a usar a ondulação a seu favor e aos poucos foi se aproximando do líder. A disputa pelo primeiro lugar foi emocionante e passando em frente a praia da Tartaruga, Vinnicius ultrapassou Mario, e assumiu a liderança. No segundo pelotão, Caio e Ian Vaz travavam um duelo de irmãos. Alternando posições. Ao passarem pela laje da Azeda, Caio Vaz, aproveitou sua experiência como surfista e pegou uma rara onda em cima da laje. Sem dúvida um dos momentos mais espetaculares da prova. Ao contornarem a ponta da Sapata e entrarem na ultima perna da prova, parecia que as primeiras posições estavam definidas. Dificilmente Vinnicius iria deixar escapar sua tão sonhada vitória em casa. A distancia para o segundo lugar já era de mais de 100 metros. Ao apontarem na reta da chegada, o público que aguardava na praia de Manguinhos, ficou de pé.

Um minuto e trinta e quatro segundo depois de largar na praia da Ferradura, o local de Buzios de apenas 16 anos, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e se tornou o mais novo Rei de Búzios e ainda ganhou a passagem para representar o Brasil em setembro na California. Vinnicius estava visivelmente emocionado com o apoio de sua família e amigos. Logo atrás chegou o paulista Mario Cavaco, que surpreendeu a todos com o ótimo desempenho e por pouco não levou a prova depois de liderar grande parte. Em terceiro chegou Paulo dos Reis, que fez excelente prova e mostrou por que é um dos melhores remadores do Brasil. Animal chegou em quarto. Gustavo Ratones acabou ultrapassando Matero no final da prova e chegou em 5o. Matero, teve problemas musculares durante a prova e acabou em 6o.
Largada
Na 14 pés, Rafael Leão liderou a prova do inicio ao fim e chegou depois de 1:41:32. Seguido do baiano Gustavo Kombi em segundo e do carioca Bernardo Otero em terceiro. Na master, o local de Arraial do Cabo Americo, foi o grande campeão com 1:48:48. E festejou muito sua primeira vitória no Rei de Búzios, segundo ele, a prova que ele sempre sonhou em ganhar. Em segundo chegou o único representante do Espirito Santo, Luciano Gualtiere em segundo, seguido do paulista Antonio Carlos Bonfá, o carismático Totó em terceiro. O campeão do ano passado Felipe Gama, chegou em quarto.

No feminino, depois de 2:00:25 a grande campeã, que liderou a prova do inicio ao fim foi Lena Guimarães, que remou muito forte e chegou quase 15 minutos na frente da segunda colocada, Karol Knopf. Em terceiro chegou a veterana Solange Araújo, que com 57 anos mostrou que se tivesse uma categoria master para mulheres, seria imbatível.  Uma demonstração de força e dedicação. O único remador deitado de paddle board, o local Wagner Cataio, encarnou Duke Kahanamoku e completou a prova em 2:23:43. Os remadores da categoria Fun4all, para pranchas até 12 pés, largaram da praia de João Fernandes e remaram 6 km até a praia de Manguinhos. Essa categoria contou com mais de 50 remadores e foi muito disputada.
Wagner Cataio Paddle Board
O grande campeão entre os homens foi o carioca Jaime Rocha com tempo de 0:44:33, seguido por João Paulo Costa em segundo. e pelo colombiano Camilo Marmor em terceiro. No feminino a campeão foi Marcela Carrocino em 0:54:20 seguida pela veterana Patricia Vaz, tia dos irmãos Vaz. Foi uma festa em família. Ja que, a família Vaz contou com 6 remadores na prova. Ian, Caio, o pai Beto, a mãe Katia e a tia Patricia. Em terceiro chegou Maira Azevedo.

Por Priscilla Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário