29 de abril de 2013

Mundial de Stand Up acontece em Ubatuba

A cidade de Ubatuba, famosa por ser um palco histórico e tradicional do surfe, vai sediar neste fim de semana a segunda etapa do Stand Up Paddle World Series 2013, o circuito mundial da modalidade praticada com remo em pé nos pranchões. Grandes estrelas do esporte que vem crescendo bastante nos últimos anos, estarão se apresentando no Ubatuba Pro Grand Slam, que será realizado durante toda a semana na "Cidade do Surf" do litoral norte de São Paulo. Neste sábado e domingo, acontecem as disputas do Stand Up Race na Praia do Centro. E de 1º a 5 de maio, o brasileiro Leco Salazar defende o seu título mundial na categoria Stand Up Wave nas ondas da Praia de Itamambuca.
Luis Guida (SP) / Ricardo Alto (Fluir)
Muitas estrelas internacionais estão confirmadas para competir em Ubatuba já neste fim de semana, como o atual campeão mundial do SUP Race, Kai Lenny, do Havaí, que tem dois títulos mundiais também na SUP Wave. Outra atração é mais um jovem havaiano, Mo Freitas, filho de brasileiros de apenas 15 anos de idade, que é considerado o menino prodígio do esporte. Ambos irão participar das duas categorias, Race e Wave.

Mas, quem largou na frente na corrida do título mundial do SUP Race em 2013 foi Connor Baxter. Ele carimbou a faixa do campeão Kai Lenny na final havaiana da etapa de abertura da temporada, disputada em fevereiro no Chile. Os dois se enfrentarão novamente em Ubatuba e será a primeira vez que grandes nomes do SUP Race mundial competirão no Brasil. Além deles, mais um havaiano, Zane Schweitzer, o dinamarquês Casper Steinfath, entre outros estrangeiros, terão pela frente vários brasileiros que podem aproveitar o fato de competir em casa no Ubatuba Pro Grand Slam.

Os bicampeões brasileiros do SUP Race profissional, o paulistano Luiz Guida, o "Animal", e a baiana Barbara Brazil, são as grandes promessas para um título verde-amarelo neste fim de semana na Praia do Centro. O palco do desafio será em frente à Praça de Eventos da Av. Iperoig. Nas categorias profissionais, tanto no masculino como no feminino, são utilizadas pranchas no tamanho 12´6´´ e a premiação é de 10 mil dólares. Já os amadores competirão em três categorias, de acordo com o tamanho das pranchas, 14´, 12´6´´ e Fun Race (até 12´2´´).
A primeira etapa do Stand Up Paddle World Series 2013 foi realizada em fevereiro no Lago Grey, no Parque Nacional Torres Del Paine na Patagônia chilena. O Ubatuba Pro Grand Slam promove o segundo desafio do ano e o Circuito Mundial tem mais oito provas agendadas na França, Alemanha, Espanha, China, duas nos Estados Unidos e duas no Havaí, que fecha a temporada no mês de outubro em Turtle Bay, na ilha de Oahu.

O Stand Up Paddle é um dos esportes que mais cresce em número de adeptos pelas praias do Brasil e do mundo. Por aqui, famosos como os globais Luciano Huck, Nivea Stelmann, Isis Valverde, Yasmim Brunet e até Ana Maria Braga, entre tantos outros, já deram suas remadas em cima dos pranchões, que virou uma febre nacional por ser facilmente praticado no mar calmo, lagoas, rios, onde tiver água.

Por João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário