14 de dezembro de 2012

Copa Meio Norte de Skate 2012

No final de semana de 8 e 9 de dezembro de 2012, a Pista de Skate da Fundação Cidadania em Timon-MA recebeu a seletiva para o Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador 2012. A competição reuniu os melhores skatistas dos estados do Piauí e Maranhão. A ótima infraestrutura garantida pela Fundação Cidadania e a presença valorosa do público fez da seletiva uma grande festa. A competição iniciou na tarde de sábado em clima de confraternização entre os skatistas do Piauí e Maranhão.
A competição contemplou skatistas de todas as idades. Meninos e meninas participaram da seletiva com um show de manobras na pista, garantido a alegria do público na arquibancada. Familiares de skatistas, amigos e admiradores do esporte prestigiaram o evento e fizeram torcida para o evento que selecionou os melhores skatistas do PI/MA para o Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador 2012, que será realizado nos próximos dias 15 e 16 dezembro, em São Bernardo do Campo (SP).

O charme da competição foi a categoria mirim, formada por alunos da escolinha de skate da Fundação Cidadania, que integra o projeto Resgatando Cidadania, coordenado pelo skatista e educador social James Soares “Piva”. O Campeão, Emerson Soares ousou nas manobras e arrancou aplausos ao acertar um lindo rockslide no corrimão da funbox.
Ainda no sábado aconteceu a competição das categorias Feminino e Iniciante. Na categoria Feminino, 07 skatistas participaram, sendo que o Maranhão levou a melhor, ficando com as 05 melhores colocações. O destaque do feminino foi a pequena Isabely Caroline de 08 anos. Ela cativou o público pela coragem e mostrou que skate também é coisa de menina, e não importa a idade e o tamanho. Ela teve o reconhecimento do público e dos atletas e levou o premio de skatista revelação.

Já a campeã da categoria, Laysla Emanuelly empolgou a plateia e mandou um perfeito rock-and-roll na quarter. E, fechando o sábado, com chave de ouro, na categoria iniciante, os alunos da escolinha, turma 2011, deram uma verdadeira demonstração de que skate é um esporte de ação possível para qualquer um que se empenhe nos treinos. Com pouco mais de 01 ano de skate, o pequeno Vinicius Alberto, levou a melhor acertando belas manobras, entre elas um belo 180º de front na quarter.
No domingo, a festa começou com chuva. Enquanto muitos comemoravam a benção dos céus, outros estavam apreensivos quanto ao cronograma da competição. Até 17:00h a chuva ainda não havia dado trégua, e comissão organizadora, após rápida reunião, chegou a encaminhar a transferência do evento para a pista de skate da Praça Ocílio Lago em Teresina-PI, pois a chuva não atravessou o Rio Parnaíba e estava concentrada apenas em Timon-MA.

Como tudo é providencia de Deus, a chuva veio mesmo para ajudar a amenizar o forte calor e logo foi dando uma trégua. Depois da tempestade a bonança. Uma temperatura agradável ajudou a formar mutirão entre skatistas, publico e comissão organizadora na tentativa de enxugar a pista e dar iniciou ao show do domingo. Com a temperatura amena e uma ótima iluminação, o evento iniciou as 18:30h com a categoria amador II. O formato Jam Session, deu agilidade e garantiu uma bela sequencia de manobras na pista. A disputa foi muito equilibrada e a grande surpresa foi a presença do skatista Samuel Carvalho, da cidade litorânea de Parnaíba-PI.
Ele mandou várias manobras como kickflip, fifty no caixote e um belo Hard Flip passando o fun Box, deixando os juízes com a mão na cabeça, porque o skatista Raimundo Neto de Teresina-PI estava no gás e acertando altas manobras e por diversas vezes levantou a torcida com seu estilo e acertando crooked grind no caixote, flip passando a fun Box, fifty no caixote. Na categoria Amador, muitos dos melhores skatistas da região estavam presentes dando um verdadeiro espetáculo de manobras desde o aquecimento. A disputa acirrada fez a festa ficar mais bonita e empolgou o publico de forma que os patrocinadores lançaram brindes para a plateia como forma de agradecer pela alegria e torcida.

O skatista Jordão Otsuka foi o único Maranhense inscrito nessa categoria, e deu seu recado mandando Smith grind no corrimão e um flip fifty de back, garantindo sua vaga para São Paulo, mesmo tendo ficando na 8ª colocação da seletiva. Outro que garantiu vaga foi o estiloso Ítalo Yago. Recém chegado na categoria principal, ele garantiu sua vaga para São Paulo ficando na terceira colocação e levantou o publico com seus belos fiftys e blunts. O primeiro e segundo lugar foi difícil e ficou com os melhores skatistas do Piauí na atualidade. Thyago Costa e Luciano Sousa fizeram uma bela disputa pela primeira colocação, mas quem levou a melhor foi um atleta de Cristo Luciano Sousa, com um lindo Nollie Nose Blunt no corrimão da fun Box. Ele acertou também um blunt no corrimão, passou a funbox de nollie hellflip e acertou um kickflip 360 board na trave maior.
Thyago Costa com seu estilo mais técnico garantiu a segunda colocação mesmo depois uma grande batalha em organizar e garantir o evento. E não deixou barato, acertou altas manobras no aquecimento e na sua volta mandou board slide de front passando a fun Box, flip fifty no caixote maior, SS board slide no corrimão maior, fifty passando a fun Box. A premiação com mais de R$3.000,00 em prêmios foi garantida pelos patrocinadores Umana Skate Shop, Crail, Superbanks e Tênis Pony, agraciando até o 5º colocado de cada categoria com kit recheado de brindes e troféu.

Categorias:
Mirim
1. Emerson Soares – Timon-MA
2. João Lucas – Timon-MA
3. Joilson Bezerra – Timon-MA
4. Ednaldo Pereira – Timon-MA
5. Caio Fabrício – Timon-MA
Feminino 2 (3 vagas para Competição nacional)
1. Laysla Emanuelly – Timon-MA
2. Angelina Freitas – São Luis - MA
3. Maria Gabrielly “Gabi” – Timon-MA
4. Angélica Silva – Timon-MA
5. Emilly Carvalho “Punk” – São Luis- MA
Infantil
1. Isabelly Caroline – skatista revelação
Iniciante (3 vagas para Competição nacional)
1. Vinicius Alberto – (Escolinha) – Timon-MA
2. Jorge Daniel – (Escolinha) – Timon-MA
3. João Victor – (Escolinha) – Timon-MA
4. Luis Felipe Lira – São Luis – MA
5. Francisco Bruno – (Escolinha) - Timon-MA
Amador II
1. Samuel Carvalho – Parnaíba-PI
2. Raimundo Neto “Netinho” – Teresina-PI
3. Felipe Castro – Teresina-PI
4. Kodai Muniz – São Luis-MA
5. Pablo de Souza – Teresina-PI
Amador I (4 vagas para Competição nacional)
1. Luciano Sousa – Teresina-PI
2. Thyago Costa – Teresina-PI
3. Ítalo Yago – Teresina-PI
4. Walter Wallace Junior “Spirro” – Teresina-PI
5. Emanuel Messias – Teresina-PI
6. Felipe Gabriel “Farpa” – Teresina-PI
7. Zacarias Gondim – Teresina-PI
8. Jordão Otsuka – São Luis-MA
9. Jorge Luiz – Teresina-PI
10. Caio Torres – Teresina-PI

Por Carla Mata / Fotos Mauricio Soares – Pokémon

Nenhum comentário:

Postar um comentário