23 de novembro de 2012

Búzios recebe última etapa de Veleiros Clássicos

Conhecida por oferecer bons ventos, o balneário recebe a última etapa do ano de veleiros clássicos

A VII Regata de Veleiros Clássicos, etapa Búzios, começou hoje, 23 e segue durante os dias 24 e 25 de novembro prometendo muitas emoções na raia buziana, conhecida por oferecer excelentes condições de vento aos competidores.
Segundo Loic Gosselin, idealizador do evento, a ideia é reforçar cada vez mais a cultura náutica nacional. “Búzios é um lugar que tradicionalmente oferece excelentes condições de velejo. Nosso evento já se tornou uma forma de os velejadores se encontrarem para a troca de informações e, claro, muita competição saudável dentro da água. Estamos vendo cada vez mais barcos sendo reformados, e essa é nossa intenção: fomentar a cultura náutica brasileira”, diz ele com a experiência de quem é velejador há mais de vinte anos.

A Regata promove a inclusão social por meio da participação da comunidade local com suas Bateras ( barcos artesanais adaptados para o velejo). Esta é a terceira etapa do Circuito em 2012. A primeira fora realizada entre 20 a 22 de abril, em Angra dos Reis, depois seguindo para Paraty 19, 20 e 21 de outubro.

Tudo começou com uma parceria entre o ICAB – criado em 1973 para fomentar a prática da vela - e a Media Mundi com a Societé Nautique de Saint Tropez, apoiada pelas prefeituras das cidades gêmeas, Búzios e Saint Tropez. O resultado foi a chegada em águas brasileiras do veleiro Lelantina, expoente da mais tradicional regata de clássicos do mundo, a Voiles de Saint Tropez. Para celebrar a vinda do clássico dos clássicos, o ICAB e a Media Mundi convidaram outros barcos antigos e o evento acabou transformado em verdadeira festa náutica. Nasce, então, a Regata de Veleiros Clássicos de Búzios, cuja primeira edição foi em 1 a 3 de dezembro de 2006.

Por Gerson Filho / Foto Marco Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário