24 de janeiro de 2011

Icaraí, a rainha renasce

A praia já foi palco dos principais campeonatos nacionais e de WQS, berço de excelentes surfistas, como Dunga Neto e Isabela Sousa, entre outros. Dona de uma onda de linha perfeita, quase sempre tubular, um paraíso para surfistas a cerca de 22 km de Fortaleza, o Icaraí é um pico famoso no estado cearense. Praia que pertence e rende boas lembranças nas memórias de vários surfistas locais e possivelmente do mundo inteiro. Uma praia que teve um tempo chamado de glória, porém, mesmo nos momentos mais difíceis não deixou de brilhar.
Praia de Icaraí, Ceará - Foto divulgação
Após algumas alterações no litoral fortalezense, as ondas mais famosas de Caucaia começaram a sofrer com isso. O mar começou a avançar e várias barracas foram devoradas pela força da natureza. Com isso vários detritos ficaram expostos à beira-mar, caixas d’água, paredes, canos, postes e etc. Com essas condições, os campeonatos começaram a ficar escassos, muitos desacreditaram no local e até alguns surfistas se afastaram. Mesmo com os relatos veementes dos nativos de que as ondas continuavam perfeitas.
Dunga Neto nas valas de Icaraí - Foto Wladimir Vivo (Babi)
Contudo, a situação não perdurou. Depois de pedidos e reivindicações, a prefeitura de Caucaia lançou um projeto de contenção e revitalização da orla do Icaraí. Nesse meio tempo, campeonatos amadores que ainda dedicavam algumas etapas ao local, começaram a transmitir ao vivo suas etapas. E aos poucos, o olhar começou a mudar. O boca a boca, as fotos, os vídeos, aumentaram a credibilidade da praia, os surfistas começaram a voltar. Havia dias clássicos, em que se podiam ver os grandes nomes do surf cearense dividindo as ondas com amadores e freesurfers locais. No fim de 2010 o campeonato profissional deu as caras novamente no paraíso.
Ondas tubulares são constantes no Icaraí.  Na onda Flávio Nunes / Foto Wladimir Vivo (Babi)
Em 2011, bons swells entraram no litoral cearense e como não podia deixar, brindou as águas caucaienses com boas ondas e muitos tubos. O ano de 2011 para o Icaraí será um ano de boas promessas e bons momentos. Boas ondas já abrilhantaram o nordestino amador, agora em janeiro e com grandes possibilidades para as etapas do Profissional. Então amigos, peguem suas pranchas e se preparem, pois o Icaraí promete.

Por Daniela Soares / Correspondente do InnerSport-Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário