31 de janeiro de 2011

Grandes nomes do surf nordestino e brasileiro no Reggae Clube Surf Master

Paracuru-Ce - Neste final de semana, 29 e 30 de janeiro, a Praia do Ronco do Mar, situada no município de Paracuru, serviu de palco para uma das maiores festas que o surf cearense já presenciou. Valendo como 1ª Etapa do Circuito Nordestino Master de Surf, o evento atraiu grandes nomes do surf nordestino e brasileiro para as famosas direitas do Paracuru.
Pódio Master - Foto Everardo Santana
A prova disso foi a vitória do catarinense Teco Padaratz na principal categoria do evento, a Master. Esbanjando talento o bicampeão mundial não deu chance para seus adversários e levou para Santa Catarina a bela e cobiçada Taça Romero Jucah, deixando o cearense Sérgio Ricardo, mesmo tendo surfado muito, em segundo, o potiguar Elias Lamas em terceiro e o baiano Dalmo Meireles em quarto.
Teco Padaratz - Foto Everardo Santana
“O surf cearense parece uma grande família. Poucas vezes na minha vida vi um campeonato com um clima de confraternização tão contagiante. O Ceará e o Nordeste estão de parabéns”, declarou em entrevista o campeão Teco Padaratz, que venceu surfando com uma prancha de madeira.
Pódio da categoria acima dos 50 anos - Foto Everardo Santana
Apesar da vitória do catarinense na Master, categoria destinada a atletas acima de 35 anos, nas demais só deu prata da casa. Odalto Castro levou a Kahuna, categoria para aqueles que já completaram meio século de vida, Marco Aurélio ficou com o título da Veteran, para surfistas acima de 45 anos, Cardoso Júnior venceu a Grand Master, para aqueles que já somaram mais de 40 verões e Sérgio Ricardo faturou a Senior, categoria destinada a surfistas com mais de 28 anos de idade.
Sergio Ricardo Campão Nordestino Surf Master Categoria Senior - Foto Jocildo Andrade
O Reggae Clube Surf Master-Taça Romero Jucah marcou o retorno do Circuito Nordestino Master de Surf após um hiato de dois anos. Além disso, o circuito fez parte das comemorações dos 50 anos do Presidente da Federação Cearense de Surf reunindo as primeiras gerações do surf nordestino na arena mais aclamada pelos veteranos do esporte.
Pódio categoria Grand Master - Foto Everardo Santana
O clima de confraternização, companheirismo e amizade deu um caráter fraternal à competição. Era visível a descontração dentro e fora d’água onde em vários momentos era possível observar uns torcendo pelos outros em um clima de festa.

E por falar em festa, nem o maior entusiasta do surf poderia prever o que a noite do sábado guardava para os que ficariam na praia após o sol lançar seus últimos raios sobre as ondas do Paracuru. Nessa hora, a Boca do Poço, outro tradicional pico dos pioneiros do Nordeste, assumiu a sua condição de Templo do Esporte dos Reis Polinésios e ao som da melhor surf music tupiniquim, reverenciou a vida, a paz, as ondas e o espírito que faz desse esporte o mais admirado em todo o mundo.
Pódio categoria Veteran - Foto Everardo Santana
Os poucos privilegiados que tiveram a oportunidade de estarem presentes foram testemunhas de uma verdadeira comunhão entre eles e a energia sobrenatural que envolve todo surfista. Neste momento, o surf se transformava em música nas canções inspiradas de Teco Padaratz e a mais pura energia aloha fluía com a suave brisa que soprava do mar. Sem dúvida nenhuma, este momento foi um dos mais mágicos desse campeonato. Uma festa verdadeiramente SURF.
Pódio categoria Senior - Foto Everardo Santana
“Esse evento foi mais que um campeonato ou uma festa de aniversário. Foi uma confraternização deste esporte que alimenta sonhos e transforma vidas. Tudo o que de melhor o surf ofereceu para a sociedade pode ser celebrado neste final de semana. Música, reencontros, lembranças de tempos passados, alegria, saúde e altas ondas foram os ingredientes que tornaram o Reggae Clube Surf Master um dos maiores campeonatos que o surf nordestino já presenciou nos últimos anos”, declarou Romero Jucah, Presidente da FCS.

Agora, o Circuito Nordestino Master vai para Pernambuco e depois para a Bahia em datas ainda não definidas. Todos os campeões já confirmaram presença nas próximas etapas e pelo que dá pra perceber, essa turma ainda surfar muito e a festa vai perdurar por muitas gerações, sempre na eterna busca pela onda perfeita, não importa a idade.

Surf sem parar!
O Circuito REGGAE CLUB Surf Master contou com o Patrocínio da SMOLDER, REGGAE CLUBE e Lojas PRANCHÃO. Apoio: Governo do Estado do Ceará –SESPORTE, Prefeitura Municipal de Paracuru, EDR Surf Boards, Hotel VENTO BRASIL, Pousada SOL e LUA e D’COFIBRAS. Divulgação: Cearasurf.com.br, Conexaosurf.com.br, Emfocosurf.com.br, Blog Manobra Radical e Jornal Diário do Nordeste. Realização: TOP 16 Promoções, FCS - Federação Cearense de Surf e ANS – Associação Nordestina de Surf.

RESULTADOS

MASTER
1º Teco Padaratz (SC) 11,87
2º Sérgio Ricardo (CE) 9,93
3º Elias Lamas (RN) 9,07
4º Dalmo Meireles (BA) 4,97

GRAND MASTER
1º Cardoso Jr. (CE) 12,33 
Teco Padaratz

2º Fábio Quencas (PE) 9,27
3º Elias Lamas (RN) 7,17
4º Nino Jr. (RN) 5,90

VETERAN
1º Marco Aurélio (CE) 16,33
2º Cardoso Jr. (CE) 11,83
3º Hermano Frota (CE) 7,56
4º Wladimir Lobo (CE) 7,43

SENIOR
1º Sérgio Ricardo (CE) 14,93
2º Emanoel de Souza (RN) 14,17
3º Alessandro Nogueira (CE) 10,07
4º Marquito Santos (PE) 6,67

KAHUNA
1º Odalto Castro (CE) 6,67
2º Raimundo Bernardo/Pena (CE) 4,04
3º Edu Elias (RN) 1,47
4º Wálter Pinheiro (CE) 0,87

Por George Noronha / W. Noronha Comunicação Ltda / Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário